O que é alergia emocional?
Em tempos de pandemia e isolamento social, o estresse, a ansiedade, a preocupação e o desgaste do dia a dia se juntam. Tudo isso culmina em um cansaço mental e físico tão grande e exaustivo, que vem se transformando em uma alergia emocional.
A alergia emocional é uma condição que ocorre quando o organismo apresenta uma resposta imunológica exacerbada diante de situações relacionadas às nossas emoções, como estresse e ansiedade, levando a alterações físicas no corpo.
Nosso corpo entende que esses sentimentos e alterações psicológicas estão ligados ao nosso emocional e reage com certas manifestações que podem ser dérmicas, respiratórias e até mesmo neurológicas.
A Beep Saúde está aqui para te explicar melhor o que é a alergia emocional e como lidar com ela.
O que causa a alergia emocional?
Como qualquer outra alergia a causa ainda não é totalmente conhecida. No caso das alergias emocionais acredita-se que a catecolaminas liberadas em situações de stress, por exemplo, estimulam a produção elevada de cortisol e assim levando o sistema imunológico a responder de forma exacerbada. É importante lembrar que as alergias têm origem multifatorial e com importante componente genético.
Algumas doenças de pele, apesar de não haver uma causa emocional, podem piorar caso a pessoa não esteja bem psicologicamente e emocionalmente. Algumas dessas doenças são: dermatite atópica, psoríase, urticária e vitiligo.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da alergia emocional podem variar de acordo com a causa e sua intensidade. Geralmente se manifestam na pele, pois esse tecido possui terminações nervosas que estão ligadas diretamente ao psicológico. Alguns dos sintomas são:
- Vermelhidão na pele;
- Coceira;
- Irritação na pele;
- Falta de ar;
- Insônia;
- Suor em excesso.
Veja também: alergia alimentar – quais são as causas e os sintomas.
Diagnóstico
Apesar de não haver um exame específico que identifique a alergia emocional e a sua causa, médicos especialistas conseguem identificar a condição baseando-se em sintomas e nos relatos dos pacientes.
Como é feito o tratamento da alergia emocional?
O tratamento consiste em um acompanhamento com médicos especialistas como alergologistas e, dependendo dos sintomas, dermatologista ou pneumologista. O tratamento medicamentoso pode incluir antialérgicos e corticoides. Suporte de psicológico é muito importante, pois senão for retirada a causa do distúrbio psicológico os sintomas poderão persistir.
A melhor maneira de tratar a alergia emocional é identificando a causa do distúrbio emocional. Um médico especializado pode cuidar do lado emocional do paciente e ajudá-lo a lidar com as dificuldades que vem enfrentando em sua vida.
Dicas da Beep Saúde
- Tire um tempo para você descansar, se distrair e fazer coisas que gosta. Isso ajudará você a manter uma boa saúde mental;
- A rotina do dia a dia pode ser pesada. Quando perceber que está em um ritmo muito acelerado, pare e respire. Tire entre 5 e 10 minutos para desacelerar;
- Faça terapia! Procure um especialista que faça você se sentir à vontade e confortável para desabafar. Um bom psicólogo ajudará você a lidar melhor com seus sentimentos e emoções.
Com a Beep, você cuida da sua saúde sem sair de casa!
Aqui, você pode realizar exames em casa (sangue, fezes e urina) e aplicar vacinas particulares no conforto da sua residência. Agende uma visita. Leva apenas 3 minutos para você manter a sua saúde e a de toda a sua família em dia.
26 Comments
Comments are closed.
Texto esclarecedor e de fácil entendimento.
Estou com alergia já tomei vários tipos de antialérgico cremes e pomadas mas está sendo impossível sair dessa agora vou passar com psicóloga eu e meu esposo estamos iguais fico muito irritada Estou com o corpo marcado não sei mais o que fazer .
Olá, Marta! No caso das alergias emocionais, é muito importante o acompanhamento multidisciplinar com o dermatologista, alergista, imunologista, psicólogos e terapeutas.
Atenciosamente,
Dra. Sandi Yurika
Consultora Médica da Beep
Olá, recentemente apresentei esse tipo de alergia, a urticária emocional, muito incômoda, o clínico associou devido eu já ter feito tratamentos várias vezes com corticoide e antialérgicos e não ter obtido nenhuma melhora. Devido ao meu grau de estresse, desenvolvi essa alergia, ela coça muito e tem umas placas em determinadas regiões do corpo. Agora estou fazendo terapia para ver se ameniza a situação.
Hj vc está melhor?
Estou com esse problema minha médica disse que vai começar o tratamento com corticoide estou com medo….tenho 28 anos e passei um pico de stres muito alto
Desenvolvi alergia aos meus 19 anos e ate hoje sofro com essa patologia…já fuz tratamento até com vacina mas nada adiantou…uma médica disse que é alegria de fundo emocional e toda vez que passo por uma situação de estresse e tristeza impolo toda….sofro muito com isso pois coça e queima… hoje mesmo estou aqui sofrendo por isso ..
Depois que meu filho faleceu desenvolvi uma alergia no corpo todo que coça muito, toda vez que fico nervosa de pensar na perda , não aguento base tanta coceira, não procurei ajuda psicológica.
Eu venho sofrendo com isso..placas vermelhas que aparecem sempre no mesmo lugar..no meu caso barriga, axilas e a vulva. Coca muito muito e por eu coçar demais a pele fica irritada..tenho várias manchas por causa disso. Fico muito triste, não sei como resolver
Eliana, é muito importante a avaliação médica para identificar a causa e assim poder fazer o tratamento adequado. É necessário lembrar também do risco da automedicação que pode ocasionar até mesmo a piora do quadro.
Atenciosamente,
Dra. Sandi Yurika
Consultora Médica da Beep
Michelle. Eu tenho o mesmo tipo de alergia emocional, já se vão 2 anos e nada melhora!
Já fiz terapia, já fui em alergista, já fiz biopsia para saber a origem, dermatologista ja perdi a conta, remédios de todos os tipos já tomei. É uma coceira desesperadora, tem horas que acho que não vou aguentar. Agora me indicaram outra dermatologista, para semana estarei indo. O pior é que nem eu mesma sei o que causou isso tudo.
Nunca obtive respostas sobre isso até procurar sobre Alergia emocinal, eu particularmente desenvolvo esse tipo de alergia quando me estresso em algum exercicio físico, por exemplo, quando estou na academia e sobrecarrego meu corpo eu começo a suar e o estresse vem junto causando esse tipo de alergia no meu corpo, sempre em situações de estresse, outras vezes foi em casa mesmo, eu sou jogador de jogos fps, meu favorito é o CS:GO, jogo a muitos anos e o jogo também me causou muito estresse, eu fiz meu próprio diagnostico, por conta dessas situações, nunca foi por alergia a algo, sempre foi o meu corpo que em algum momento na alteração do humor, ansiedade, estresse psicológico ou estresse físico sempre apresenta estes sintomas, fiz vários testes anti alérgicos e nenhum causou nada, e o os sintomas são os descritos nos tópicos, inclusive a garganta que causa um pouco de falta de ar, enfim, a gente tem que se alimentar bem e viver bem pois é o que importa, se preocupar menos também com as coisas…. forte abraço galera este é o meu feedback sobre esse tipo de alergia, forte abraço.
Olá!
Eu também estou com alergia emocional.
Há algum tempo ela apareceu.
Primeiro apareceu alergia a algum tipo de alimento, inicialmente foi ao camarão . Fui ao alergologista fiz exames, passou fernegam. Antes mesmo da pandemia a alergia começou a aparecer com mais frequência. Nesse período da pandemia comecei a perceber que a depender do meu estado emocional ela surgia. Passei por muito estresse, ansiedade nesse período … Lendo aqui essa matéria me identifico.
Sintomas são placas, que coçam pelo corpo, com edema principalmente na face, região da boca…
Obrigado pelas orientações . , vou procurar além do alergologista também fazer o acompanhamento com um psicólogo.
Eu tenho vermelhidão e sofro muito com isso,o que devo fazer?
Iracema, é muito importante a avaliação médica para identificar a causa e assim poder fazer o tratamento adequado. É necessário lembrar também do risco da automedicação que pode ocasionar até mesmo a piora do quadro.
Atenciosamente,
Dra. Sandi Yurika
Consultora Médica da Beep
Estou com crises de ansiedade,e meu corpo coça muito apenas nas regiões onde soa,tô sofrendo demais é horrível o que ameniza e a dexametasona em comprimido tomo dois de uma vez de tão ruim é essas coceiras:(
A alergia começou antes do tratamento com corticoide e antialérgicos? Ana.
Meu caso, tbm é alergia emocional, fui ao ginecologista fiz todos meus exames de hormônios e tudo ok, porém devido ao estresse me desencadeou muitas acnes sendo elas bolinhas em toda parte das costas , colo, braço e rosto além do pescoço e nuca, a dermato me passou probiotico e sabonetes específicos e nada melhorou ! Talvez pq ainda estou com meu emocinal abalado! A mais de 2 meses que estou tratando e nada!
Estou passando por esse processo, é muito incomodo o alto estima da pessoa fica la em baixo, gostei muito do texto bem esclarerecedor.
Estou com uma coceira terrível na pele do braço chega formigar já fui ao médico, já usei uma pomada, foi ótima fiquei um ano sem o problema, agora voltou!
Oi eu tenho essa alergia mas eu achava que era algo que eu comia ,mas recentemente ta dando direto e mais forte da última vez tive até convulsões ,também tenho urticaria solar
Fico com muita coçeira e muitas placas coça tanto que chega a ferir não sei mais o que fazer só em mim na região das pernas na parte de dentro não aguento mais sei oq fazer
Todas as vezes que fico c preocupações. Fico com uma coceira nas pernas e que dão umas bolhinhas de água parecidas c bolhas de queimaduras. Estou preocupada c meu neto desempregado e cunhado saúde. Das outra vezes a dermatologista. Passou fisiogele clobetasl e calmante . Estudei usando ESA Omã essa vez e não está adiantando. Não estou usando calmante dessa vez. Boa noite
Ola minha filha tem 12 anos e apresenta um quadro de vermelhidão e coceira faz uma semana e não sei o que fazer ela acorda a noite e perde o sono
Estou com uns catocinhos que coca muito e quando coço fica ardendo já não aguento mais já fui médico tomei injeção e não resolveu não sei mais que fazer
Creio q devido stress, cansaço , raiva seja a causa das marcas vermelhas, inchaço e coceira na minha pele, não é constante mais e frequente , é incomoda e não sei como nem com oq tratar.
13/03/22 Olá tenho um bebê de 1 ano 10 meses atrás dias ele está com várias coceiras pelo corpo oque é uma vermelhidão pelo corpo levei ao pediatra e me falou após fazer exames e dar todos normais que se trata de alergia emocional