3 motivos para beber água regularmente

Vocês sabiam que hoje é celebrado o Dia Mundial da Água? Nesta data especial queremos lembrar a importância de se manter bem hidratado – principalmente vivendo em um país com clima tropical como o Brasil. Beber água regularmente ajuda a prevenir diversas complicações de saúde, como doenças no rim, no sistema circulatório ou nas articulações. A quantidade pode variar de pessoa para pessoa, mas em geral, profissionais da saúde recomendam que um adulto consuma de 2 a 4 litros de água por dia (lembrando sempre de checar suas necessidades com um nutricionista ou médico especializado).   Os benefícios da ingestão constante de água são inúmeros… Poderíamos fazer uma lista com 100 bons motivos para você beber mais água, mas escolhemos 3 para começar (e tornar a leitura bem rapidinha). Confira!

1) Ajuda a manter a pressão arterial sob controle

Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que beber água pode ter um papel importante para regular a pressão arterial – responsável por dar força ao sangue, para que ele percorra o caminho que precisa dentro do nosso corpo, levando oxigênio e nutrientes para os órgãos. A presença de água no corpo faz acelerar a atividade do sistema nervoso simpático (que está relacionado ao controle de vários órgãos). Isso faz os vasos sanguíneos se contraírem, aumentando a velocidade com que o sangue corre pelos vasos. A pressão sobe, mas não o suficiente para causar algum prejuízo para quem sofre de pressão alta. Daí se tem o equilíbrio.

2) Mantém a temperatura corporal regulada

Um dos principais papéis da água no nosso organismo é a termorregulação, ou seja, a manutenção da temperatura corporal. Em ambientes quentes, a transpiração favorece a perda de calor, o que pode levar à hipotermia. Para haver essa regulação da temperatura do corpo humano, é necessário repor os líquidos perdidos no suor e urina, além de absorver o calor produzido pelos processos metabólicos. A água participa da absorção e transporte de nutrientes e outros produtos do metabolismo. A conta que garante o balanço hídrico é: a água que entra no organismo + a água produzida pelo metabolismo – o total de água perdido por meio dos diversos mecanismos corporais. Matemática pura!

3) Melhora o funcionamento dos rins e previne doenças renais

Sabe as temidas “pedras nos rins”? Então, uma das melhores formas de preveni-las é… bebendo água! A principal função dessa dupla incrível de órgãos é filtrar o sangue para controlar a quantidade de água e de sal no corpo, eliminar toxinas, ajudar a equilibrar a hipertensão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea, além de eliminar medicamentos e outras substâncias ingeridas. Ou seja, os rins atuam como um super filtro. Mas para que eles funcionem corretamente, a hidratação é fundamental, já que o líquido ajuda nesse processo de filtragem. Quanto mais água se consome, mas se vai ao banheiro, evitando a formação de cálculos renais (massas sólidas formadas por minerais e sais ácidos que podem se acumular na urina).


Temos certeza que você terminou essa leitura e foi correndo encher seu copo ou garrafa de água. Agora, que tal ajudar uma pessoa querida a se lembrar da hidratação? Compartilhe este texto!     Ah, não se esqueça de seguir a gente no Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na Onda Verde no nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Fontes: Ministério da Saúde | Blog Minha vida Hypescience Drauzio Varella Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição