Sim! Apesar da Pneumonia ser uma doença com maior incidência no inverno, você sabia que ela também pode contagiar um número considerável de pessoas durante o verão?

Por isso, além do vídeo do Dr. Edimilson Migowski, destacamos algumas informações importantes para você manter a sua família protegida contra a doença neste verão! 

Fatores como poluição, desidratação e má alimentação, nesta época do ano, afetam partes das defesas naturais do sistema respiratório, facilitando o acesso de agentes causadores da doença ao organismo. 

Por exemplo, ao ingerir uma baixa quantidade de líquido, no calor, ou ficar muito tempo exposto à poluição – como no trânsito – ocorre um ressecamento da mucosa presente em nossas barreiras mecânicas respiratórias. Isso faz com que ela perca grande capacidade de bloquear tanto as bactérias causadoras da doença que pairam no ar, quanto microrganismos que podem já estar presentes no corpo, mas que ainda não chegaram aos pulmões.

Mas, afinal, o que é a pneumonia? 

É uma reação inflamatória do pulmão causada por vários micro-organismos, como, bactérias, vírus, fungos, substâncias inorgânicas e também, por reações alérgicas. 

Gripe pode causar pneumonia? 

Sim, e por isso mesmo, a gripe deve ser tratada, e mais ainda, prevenida! A melhor maneira de evitar a pneumonia é através da vacinação. Também é aconselhável evitar o contato com quem estiver gripado. Alimentação e hidratação adequadas, somadas à prática regular de atividade física, também são recomendações médicas para precaução da doença! 

Como a alimentação ajuda na prevenção? 

Quando nos alimentamos corretamente, o sistema imunológico se mantém eficiente e o organismo mais apto a reter micróbios nocivos à saúde, ao longo da estação. Para que o pulmão esteja saudável, a região alveolar – responsável pela troca gasosa necessária ao processo de respiração – precisa estar sempre livre de microorganismos ou substâncias nocivas. 

Quais as demais formas de prevenir a pneumonia?

O cigarro baixa a imunidade dos pulmões, portanto, deixar de fumar é uma medida essencial para evitar a doença! Hábitos higiênicos, como lavar as mãos sempre que assoar o nariz, ir ao banheiro, andar em transportes públicos, entre outros, são muito importantes. Lembrando que estes cuidados devem ser maiores no caso de pessoas que apresentam imunidade mais baixa do que o normal, como portadores de doenças cardíacas ou respiratórias. 

Como tratar a doença? 

O tratamento costuma ser feito por meio de antibióticos. Porém, é imprescindível que seja realizado com acompanhamento médico, principalmente quando se trata de um paciente idoso e o quadro tende a ser mais grave e, muitas vezes, necessita de internação. 

Existe vacina contra a pneumonia?

Sim! A melhor forma de prevenir contra a pneumonia é a vacinação!

_________________________

Para mais informações, clique aqui!