Método Montessori, se familiarize com o tema!

Você conhece o método Montessori? Ele foi criado pela médica e pedagoga Maria Montessori, que realizou pesquisas científicas e empíricas para chegar aos resultados, por isso, leva seu nome. O método é caracterizado por dar ênfase à autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.  De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é a possibilidade de libertar a verdadeira natureza do indivíduo – para que possa ser observada e compreendida, permitindo que a educação se desenvolva com base na evolução da criança. A criança é o centro do método montessori e o educador tem o papel de acompanhar o processo de aprendizado. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança. Conversamos com a mãe e empresária Mariana Chame sobre o método Montessori. Formada em arquitetura, ela abriu um novo negócio um pouco depois de ter o seu primeiro filho, Benjamim.  Método Montessori, mãe e filho Ainda na gestação, Mariana se inspirou em educá-lo da melhor forma, na sua visão, se aprofundando no método. Seu encantamento foi tanto que criou a TATO, marca de móveis voltada para o universo infantil e à educação Montessoriana. Todos os produtos que a marca disponibiliza são testados pelo Benja antes de entrarem no mercado. Contudo, só disponibilizam para venda após aprovação do consumidor final. Criança usando pia com método montessori Leia esse “bate-papo” delicioso que, além de destacar o método, mostra também uma mãe empreendedora que se inspirou na maternidade para criar seu próprio negócio.

Qual foi sua principal inspiração para focar o seu negócio no método Montessori?

A minha principal inspiração foi meu filho. A empresa nasceu um pouquinho depois dele! O nosso maior objetivo foi, e continua sendo, compartilhar e difundir uma filosofia de educação pensada para os pequenos, contribuindo para o desenvolvimento de todo o potencial das crianças. Simplesmente víamos acontecer em casa e ficávamos cada vez mais maravilhados com os resultados. 

O que é o estilo Montessoriano?

É pensar no ambiente pelo ponto de vista das crianças e a melhor forma de fazer isso é agachar até o nível do chão e prestar atenção no que se vê e se ouve, para então proporcionar um espaço seguro e preparado especificamente para as crianças. Contudo, ele precisa ser claro, limpo, ordenado, estimulante e que possa ser explorado, tocado e apreendido livremente, sem restrições e sem medos. A criança aprende fazendo e experimentando, pois seu foco não está no mundo e sim nela mesma. Cama infantil método Montessori

Como funciona este método?

É um conjunto de teorias, práticas e materiais didático-pedagógicos concebidos por Maria Montessori. Seu maior objetivo é libertar a verdadeira essência do indivíduo a fim de que cada criança possa se desenvolver livremente com respeito às ​necessidades, talentos e comportamentos predominantes, presentes na individualidade de cada infância.  Brinquedo método Montessori Permite que as crianças aprendam a seu modo, no seu próprio ritmo, com alegria de aprender. Isso é um fator muito importante no processo, pois contribui no desenvolvimento de pessoas equilibradas, com propósito e direção na vida adulta. As crianças que experimentam a alegria de aprender são crianças felizes, confiantes, satisfeitas e autônomas. Dessa forma, quase tudo no método é autoeducativo e autocorretivo, então podemos dizer que é orientado para o sucesso.

Quando montar um quarto seguindo o método Montessori?

O quarto montessoriano pode e deve ser montado desde o nascimento do bebê. Cada fase, desde os primeiros meses, tem demandas específicas de desenvolvimento e o método montessoriano tem um olhar muito cuidadoso para cada uma delas. Todas as fases contemplam estimulação visual, decoração do ambiente, importância da música e brinquedos adequados a cada uma delas e sempre com o objetivo maior de viabilizar a exploração e o autodesenvolvimento. Quarto método Montessori

Como é a educação Montessoriana?

É uma educação que parte do ponto de vista dos interesses da criança, sempre. É baseada na ideia de que os educadores sejam apenas orientadores e que as crianças sejam livres para um desenvolvimento sem restrições ou críticas. O método ajuda as crianças a tornarem-se mais facilmente independentes e autossuficientes. A repetição de atividades é uma parte muito importante do processo de aprendizagem. Quando uma criança realiza uma atividade repetidamente, constrói sua concentração, persistência e habilidade de lidar com a frustração e assim vai se percebendo no mundo por meio de suas ações. Cama casinha método MOntessori Em escolas Montessori, as turmas normalmente são formadas por crianças de diferentes idades (1 a 3 anos e 4 a 6 anos). Nesses grupos, as crianças desenvolvem profundas relações onde as mais novas miram nos exemplos dos mais velhos, se apoiam e buscam ajuda, e os mais velhos ensinam, protegem e acolhem os mais novos. Cama casinha método MOntessori

Na sua opinião, quais principais benefícios o método Montessori traz para as crianças?

A abordagem do método Montessori é muito prática e estimula o desenvolvimento de habilidades de observação, os cinco sentidos, movimento cinético, refinamento espacial, coordenação de habilidades motoras pequenas e grandes e conhecimento concreto para que seja possível a abstração posterior.   Quarto método Montessori O objetivo final é incentivar a aprendizagem ao longo dos anos, da infância à vida adulta, o estímulo à alegria de aprender, a felicidade sobre o caminho e o propósito do indivíduo na vida. O resultado disso são adultos confiantes, seguros, autônomos e, principalmente, felizes.

Em toda a linha da TATO, qual móvel você indicaria como fundamental? Por quê?

Eu indico as Cubos, que podem ser mesa e cadeira. São muitos os benefícios de uma criança que tem um conjunto de mesa e cadeira na sua proporção. As crianças aprendem fazendo e experimentando! Tendo mesa e cadeira adequadas ao seu tamanho, as crianças ficam livres para experimentar todas as possibilidades à sua maneira, no seu próprio ritmo, sem restrições. As Cubos TATO têm dimensões diferentes e cada uma tem um sistema que permite ser usado por crianças de diversos tamanhos, bastando mudar a posição do assento. Elas são firmes e o formato com braços e encosto ajuda na estabilidade das crianças menores. As mesinhas com cadeirinhas podem servir como um cantinho de DIVERSÃO onde as crianças podem pintar, desenhar, jogar ou brincar, utilizar para ESTUDAR, realizar tarefas, leituras e também ajudam na hora da ALIMENTAÇÃO, estimulando o senso de independência. A função decorativa das mesas infantis não é menos importante: a beleza estética e equilíbrio das formas também são muito levados em consideração no método montessoriano e, por isso, as Cubos TATO têm um design especial que, depois que as crianças crescem, podem continuar fazendo parte da decoração da casa como mesa de cabeceira, mesas laterais e até banquinho para adultos. É um móvel muito versátil que segue útil para a família por muitos anos. Cubos do método Montessori

À frente de uma empresa voltada para o método Montessori, você acha que a sociedade já é bem informada sobre ele?

Não tenho certeza do quão bem informada está a sociedade sobre o método. Por vezes, me parece que uma parcela conhece apenas o aspecto estético dos móveis inspirados no método montessoriano, portanto, sem conhecer o conceito e todos os benefícios por trás. Uma das missões da TATO é difundir esse conhecimento para o maior número possível de pessoas.

Qual mensagem você deixa para mães, pais e responsáveis que ainda não adotaram o método na criação dos seus filhos?

É maravilhoso assistir o próprio filho fazendo suas descobertas e aprendizados por si só, desde bem pequenininho. Nossa visão é que os espaços devem ser pensados para os pequenos, sob a óptica deles. Muitas vezes, nem é preciso comprar móveis específicos. Atitudes simples como colocar um colchão no chão, um cantinho de leitura com almofadas e livros no chão, quadros pendurados na altura deles e um espaço sem obstáculos, já são mais que suficientes para estimular a autonomia e independência dos pequenos! Mãe e filho método Montessori Se você gostou do conteúdo e se interessou em acompanhar o tema, o perfil da TATO Montessori divulga os seus produtos e destaca as características do método. Siga, fique por dentro e compartilhe com seus amigos que também possam ter interesse no assunto.