Teste do pezinho: informações que você precisa saber.
O que é o teste do pezinho?
O Teste do Pezinho faz parte da triagem neonatal e é um exame realizado a partir de gotinhas de sangue do recém-nascido, colhidas em papel filtro especial.Por que o teste do pezinho é feito no pé?
O sangue é comumente colhido do calcanhar do bebê por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos e muito segura para a coleta, mas também pode ser coletado através de punção venosa.Qual a principal função desse exame?
O objetivo do teste é detectar se o recém-nascido é suspeito de ter alguma das doenças metabólicas, imunológicas e infecciosas pesquisadas. Elas são investigadas através do exame, ainda no período em que o bebê não apresenta sintomas. Muitas vezes, os sinais da doença surgem mais tarde, mesmo que não existam casos anteriores na família. Caso algum dos resultados seja positivo, há necessidade de continuar a investigação para que se exclua ou se confirme o diagnóstico.Qual o prazo para fazer o teste do pezinho?
A grande importância desta triagem neonatal é a detecção precoce de diversas doenças, algumas delas bastante raras, possibilitando o tratamento específico e reduzindo ou eliminando danos irreversíveis para a criança. Quanto maior a rapidez na identificação e início do tratamento das doenças, maior a possibilidade de evitarmos sequelas como a deficiência mental, microcefalia, convulsões, fibrose do pulmão, entre outras complicações, inclusive a morte. Como recomendação geral, e para maior efetividade do teste, deve-se realizar a coleta da amostra de sangue do bebê do primeiro dia de vida e até o 5º (quinto) dia de vida.Existe mais de um tipo de teste do pezinho?
Existem diversos tipos de testes do pezinho. As diferenças entre eles estão na tecnologia utilizada para análise e na quantidade de doenças e condições pesquisadas. Sendo assim, converse com um profissional para saber qual teste optar, dependendo da sua expectativa em relação a abrangência do resultado. Confira a tabela abaixo: