Há doenças em que várias pessoas não dão a devida atenção por serem recorrentemente assintomáticas, mas que são potencialmente perigosas. Uma delas é a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta. 
Muitas vezes silenciosa, ela pode levar a pessoa acometida a ter infarto, derrame e insuficiência cardíaca, por exemplo. Para se ter uma ideia, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 388 pessoas morrem por dia devido a essa doença crônica no Brasil. 
A boa notícia é que existe tratamento eficaz e é possível passar anos (ou a vida inteira) sem ter complicações. Leia o post para saber mais! 

Médica verifica se o paciente está com hipertensão


O que é pressão arterial? 


Para você entender o que é a hipertensão, precisamos dar um passo atrás e falar sobre a pressão arterial. De modo simplificado, trata-se da força que o sangue faz nas paredes dos vasos sanguíneos e que depende de vários fatores, tais como: contração do coração, resistência das paredes das artérias e a quantidade de sangue bombeado.

Quais são os valores da pressão arterial?


Os valores máximos e mínimos da pressão arterial são medidos em milímetros de mercúrio (mm Hg). Dependendo do resultado, a pessoa pode estar com a pressão normal, baixa (hipotensão) ou alta (hipertensão). 
Tipos de Pressão Arterial  Valores de referência 
Pressão arterial normal Abaixo de 130/80 mm Hg   (mais conhecido como 13 por 8)
Pressão arterial limítrofe-alta Entre 130 a 139/80 a 90 mm Hg 
Hipertensão  Superior ou igual a 140/90 mm Hg  (mais conhecido como 14 por 9)

O que é hipertensão?


A hipertensão é uma doença crônica que ocorre quando a força do sangue sob as paredes das artérias é acima do normal. 

Qual é a principal causa da hipertensão?


Uma das principais causas de hipertensão é o aumento do volume de sangue no corpo associado a uma dificuldade (resistência) de movimentação sanguínea ao longo dos vasos. Quanto mais estreitas as artérias forem, mais difícil fica para o sangue passar, o que acarreta em aumento da pressão arterial.

Fatores de risco


Conheça alguns fatores de risco para o surgimento da pressão alta: 
  • Alimentação com muito sal;
  • Colesterol “ruim” (LDL) alto no sangue;
  • Doenças crônicas (ex. diabetes);
  • Estresse;
  • Excesso de peso (obesidade); 
  • Tabagismo;
  • Gravidez;
  • Histórico familiar;
  • Idade avançada;
  • Sedentarismo;
  • Consumo elevado de bebidas alcoólicas.

É importante dizer que, apesar da pressão alta ser muito mais comum em pessoas com o perfil que descrevemos acima, ela também pode atingir crianças.

Quais doenças causam hipertensão?


A presença de algumas doenças crônicas são fatores de risco para o aparecimento da pressão arterial alta, como a diabetes e a doença renal. 

Sintomas da pressão alta


Muitas vezes, a pessoa pode ter pressão alta e nem saber, pois sua manifestação é assintomática na maior parte dos casos. Somente em níveis mais elevados que ela pode desencadear alguns sinais e sintomas inespecíficos, tais como: 
  • Dor de cabeça; 
  • Falta de ar;
  • Sangue no nariz (hemorragia). 

Como diagnosticar a hipertensão arterial?


O primeiro passo é ir ao médico. Na consulta, ele vai perguntar se houve algum sinal ou sintoma, usar o estetoscópio para escutar o coração e um aparelho para medir a pressão, chamado de esfigmomanômetro.
Paciente usando um esfigmomanômetro para medir a pressão arterial Paciente usando um esfigmomanômetro para medir a pressão arterial

Exames complementares para descobrir as possíveis causas e consequências da doença 


Abaixo constam alguns exames comumente solicitados pelos médicos para avaliar as causas e consequências da doença:

1. Ecocardiograma


O ecocardiograma é um exame que mostra imagens detalhadas do músculo e das câmaras cardíacas, além do funcionamento normal do coração.

2. Eletrocardiograma (ECG)


O objetivo do eletrocardiograma é verificar o ritmo cardíaco por meio das correntes elétricas normalmente disparadas pelo coração. É um exame rápido e que não causa nenhum tipo de desconforto. 

3. Exame de sangue e de urina


O exame de sangue e o exame de urina são habitualmente utilizados para descobrir o que pode estar causando ou piorando a hipertensão, além da avaliação de possíveis comorbidades comumente associadas (ex: diabetes, dislipidemia, doença renal crônica, dentre outras). 

4. Monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA)


Trata-se de um exame prescrito para avaliação da pressão arterial durante um período de 24 horas, que pode servir tanto para o diagnóstico, quanto para o acompanhamento do tratamento.

Como controlar a hipertensão?


O tratamento da hipertensão envolve aderir a modificações de estilo de vida, além do uso de medicamentos prescritos pelo médico. Veja quais são essas recomendações no item a seguir. 

Como prevenir a hipertensão?


A melhor forma de prevenir a hipertensão é investir em mudanças no estilo de vida, como:
  • Adotar uma dieta saudável;
  • Dormir entre 7 e 9 horas por dia;
  • Evitar comer alimentos com muito sal;
  • Fazer atividade física;
  • Perder peso, no caso daqueles que estão com sobrepeso ou obesidade;
  • Não exagerar na bebida alcoólica;
  • Não fumar;
  • Reduzir o estresse.

Quem tem hipertensão pode doar sangue?


Na ausência de outras contraindicações, a hipertensão arterial bem controlada não representa nenhuma limitação à doação de sangue.

A hipertensão tem cura?


Em linhas gerais não, salvo algumas exceções. Como regra para uma doença crônica, a hipertensão arterial primária pode ser controlada com as modificações no estilo de vida acima mencionadas, além do uso de medicamentos específicos, quando indicados.
Em alguns casos de hipertensão arterial secundária quando se identifica um problema diretamente responsável pela elevação da pressão, se a causa raiz do problema é eliminada, eventualmente o paciente pode ser considerado como curado do problema. Entretanto, deve ser sempre acompanhado periodicamente pelo médico assistente.

Agora que você já sabe o que é hipertensão, faça exames e tome vacinas sem sair de casa com a Beep Saúde! 


Você precisa fazer exames laboratoriais de sangue, urina ou fezes? Não pegue senhas e nem enfrente filas. Baixe o app e agende um horário para a Beep ir até a sua casa. Ah, e por aqui temos vacinas particulares também, viu? Aproveite. O nosso atendimento é de domingo a domingo.