Você sabia que a exposição à luz solar é muito importante para os seres humanos obterem a vitamina D? Ela ajuda o bom funcionamento do organismo e tem uma função bem específica no nosso corpo. Quer entender qual seria? O nosso convite é que você leia o post completo!

Pessoa tomando Sol para adquirir mais vitamina d


Para que serve a vitamina D?


A vitamina D (calciferol) é uma substância que pode ser obtida por meio da alimentação e da exposição ao Sol. A sua principal função é ajudar a controlar os níveis de fósforo e cálcio nos ossos e no sangue.
Dessas duas opções de obtenção de vitamina D, a melhor e a maior fonte é a luz solar. Isso porque não existem muitos alimentos ricos com essa substância. Alguns só têm porque houve a adição dela em alguma parte do processo industrial.  

Quais são os tipos de vitamina D? 


Os tipos mais básicos de vitamina D são: D2 (ergocalciferol) e D3 (colecalciferol). 

A vitamina D é lipossolúvel ou hidrossolúvel?


Ela faz parte do grupo das vitaminas lipossolúveis e o excesso da vitamina D quase não é eliminado. Então, se a pessoa tem mais do que o organismo precisa, ela é guardada no tecido adiposo (gorduroso) para ser utilizada em um momento de escassez.  

Quais alimentos têm vitamina D? 


Alguns poucos alimentos são fontes de vitamina D. Veja quais são:
  • Bife de fígado;
  • Cogumelo;
  • Gema do ovo;
  • Leite e derivados (somente os industrializados);
  • Óleo de fígado de peixes, como: atum em lata, bacalhau, salmão e sardinha.

 Como o organismo adquire a vitamina D?


A alimentação ajuda, indiretamente, na obtenção da vitamina D via exposição ao Sol. Isso acontece porque quando a pessoa ingere alguns tipos de comida, ela vai ter o colesterol no organismo e conseguir extrair o 7-dehidrocolesterol. 
Ele se deposita nas células da pele e, no momento em que a pessoa se expõe aos raios solares, o 7-dehidrocolesterol se torna vitamina D (mais especificamente: D3). Agora, quando existe a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, pode resultar em D2 e D3.
Nesse momento, podemos dizer que a D2 e D3 ainda não vão gerar os benefícios necessários para o organismo. É preciso que elas passem por mais duas transformações para que isso aconteça. 
Depois que o organismo obtém as vitaminas D2 e D3, elas são transferidas para o fígado onde vão se transformar em 25-hidroxivitamina D (calcidiol). É nessa forma que o corpo “guarda” a vitamina D. 
Quando é preciso fazer algum ajuste dos níveis de cálcio e fósforo, um pouco da 25-hidroxivitamina D (calcidiol) armazenada é transportada para os rins. Lá, ela vai ser transformada em 1,25-hidroxivitamina D (calcitriol) e poderá ser utilizada no organismo.  

O que a falta de vitamina D pode causar?


É muito comum ouvir as pessoas falarem “falta de vitaminas”, mas o termo correto é deficiência. É importante reforçar isso porque ninguém está sem vitaminas completamente no organismo. 
Agora que esclarecemos esse ponto, o que a deficiência de vitamina D pode causar no corpo?
  • Raquitismo: enfraquecimento e amolecimento dos ossos de crianças;
  • Osteomalácia: condição muito comum em adultos que causa um defeito na mineralização da matriz subjacente do tecido ósseo maduro (osteoide);
  • Osteoporose: deixa os ossos muito enfraquecidos e quebradiços mesmo após fazer pequenos esforços.

O que causa a falta de vitamina D? 


Algumas causas contribuem para a deficiência de vitamina D. Veja algumas delas: 
  • Idade: a eficiência na produção de vitamina D pela pele vai ficando menor conforme a pessoa envelhece;
  • Menor exposição ao Sol: permanecer o dia inteiro em locais fechados ou evitar tomar um “banho de Sol” por medo de ter câncer de pele;
  • Pele: dependendo da cor da pele da pessoa, o tempo de exposição ao Sol deve ser maior ou menor. Por exemplo: quem tem pele negra ou parda precisa ficar por um período maior. Isso acontece porque indivíduos com essa tonalidade possuem muito mais melanina em seu organismo. Essa substância protege contra os raios ultravioleta A e B (que causam o câncer de pele), mas também pode acabar “bloqueando” a produção de vitamina D; 
  • Uso de protetor solar: não estamos dizendo que a pessoa não deve usar protetor. Muito pelo contrário. É preciso mesmo investir nele para se proteger dos raios solares. Só que, quando o fator é muito alto, isso pode impedir que os raios UV-B estimulem a produção da vitamina D.

O que acontece se a pessoa tem níveis altos de vitamina D? 


Se a pessoa produz ou consome mais vitamina D do que o corpo precisa, ela vai ser armazenada no tecido adiposo. O problema é quando há uma ingestão exagerada. Nesse caso, existe a possibilidade da pessoa ter hipervitaminose (uma intoxicação capaz de levar à óbito).  

Como verificar os níveis de vitamina D no corpo? 


Os níveis de vitamina D podem ser verificados em um exame de sangue convencional. Algumas dosagens pedidas são: exame de vitamina D 25 Hidroxi e 1,25 Dihidroxi.

Quanto tempo ficar no Sol para ter mais vitamina D?


Para ter bons níveis de vitamina D no organismo, quem tem a pele mais escura deve ficar 30 minutos exposto ao Sol, 3 vezes por semana no mínimo. Já quem tem pele mais clara, deve permanecer entre 5 e 10 minutos entre 2 e 3 vezes por semana. O ideal é que a pessoa tome esse “banho de Sol” entre 10h e 15h, que é o mais forte.

Quer saber como está o seu nível de vitamina D? Faça o exame de sangue sem sair de casa com a Beep! 


O seu médico pediu um exame de sangue para verificar as taxas de vitamina D? Escolha a Beep! Nós vamos até a sua casa. Nosso atendimento é de domingo a domingo. 
Sem contar que temos outros exames laboratoriais (urina e fezes) e vacinas particulares no particular e pelo plano de saúde! Baixe o app e agende um horário.