O outono chegou no país, portanto, além das temperaturas mais amenas, temos uma maior circulação dos vírus que causam infecção respiratória, como Influenza, Rinovírus, Adenovírus e Metapneumovírus. Com o cenário de pandemia, portanto, devemos estar atentos para nos protegermos de uma possível coinfecção.  

Infecções respiratórias


É importante que toda a população, principalmente as crianças, se proteja contra essas infecções respiratórias da mesma forma que temos feito com a prevenção do novo Coronavírus.



Quais cuidados adotar para não ser coinfectado?


Os cuidados para não ser coinfectado são iguais aos da prevenção do Coronavírus, no caso:
  • Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
  • Lavar as mãos com água e sabão frequentemente — se não tiver na hora, usar o álcool em gel;
  • Não compartilhar objetos pessoais;
  • Colocar um lenço descartável no rosto ou cobrir com a dobra do cotovelo quando tossir ou espirrar.


O que é coinfecção?


Neste momento de pandemia de Coronavírus, precisamos nos cuidar contra as outras doenças para que não aconteça a coinfecção, infecção simultânea com o vírus da gripe ou pneumococo, o que certamente agravaria o caso.

Contra quais doenças devemos nos imunizar e evitar a coinfecção?


Todos devem estar imunizados contra as doenças imunopreveníveis, que são mais comuns no outono e já têm vacina disponível, como a Influenza (Gripe), coqueluche (Tríplice Bacteriana, Pentavalente e Hexavalente) e pneumonia causada pela bactéria pneumococo (Pneumocócica). A prevenção é sempre a melhor alternativa.

Onde aplicar essas vacinas?


Todas as vacinas listadas no tópico anterior podem ser aplicadas pela Beep no conforto da sua casa. Atendemos de domingo a domingo. Baixe o nosso app e agende agora mesmo uma visita!
Dra. Cristiana Meirelles: Infectologista Pediátrica e Coordenadora Médica da Beep Saúde.
Ah, e aproveite para seguir a gente nas nossas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. ?