A poliomielite é uma doença contagiosa que pode atingir crianças e adultos, e em seu grau mais grave, pode provocar paralisia. No artigo abaixo você entenderá mais sobre a Vacina VIP, que protege contra essa doença, quantas doses são recomendadas, quando tomar e muito mais. Confira!

Para que serve a vacina VIP?


A vacina VIP, Vacina Inativada Poliomielite, é a recomendada para prevenir crianças e adultos contra a poliomielite, evitando que se agrave e gere um quadro de paralisia.
Diferentemente da rede pública, onde é aplicada a vacina VIP de maneira isolada, aqui na Beep, ou em outra rede privada, a VIP é acoplada às vacinas hexavalente, pentavalente e DTPa-VIP. Falaremos sobre elas mais abaixo!
uma mão com luva verde segurando uma seringa com a descrição de vacina vip

O que é a doença poliomielite?


A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo vírus Poliovírus que, em seu grau mais grave, pode causar paralisia. Conhecida também por paralisia infantil, devido ao fato de ser mais comum se contaminar durante a infância, essa doença também atinge os adultos.
Entretanto, a maioria das pessoas infectadas não desenvolve sintomas graves, o que faz com que a doença passe despercebida. Alguns dos sinais e sintomas mais frequentes são:
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Rigidez na nuca, entre outros.
A transmissão acontece via oral, por meio de água ou alimentos contaminados com o vírus. Além disso, havendo contato com fezes ou secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas, também pode haver a contaminação.

Do que é feita a vacina VIP?


A Vacina VIP é composta por partículas do vírus da pólio tipos 1, 2 e 3 e por ser inativada, não causa a doença.

Para quem e quantas doses são recomendadas da Vacina VIP?


O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda 3 doses da Vacina VIP para bebês em seu primeiro ano de vida: aos 2, 4 e 6 meses. Sendo também indicada como rotina para crianças menores de 5 anos.
No PNI, os reforços com 15 a 16 meses e com 4 anos são feitos com a VOP (vacina oral de poliomielite) composta pelos poliovírus 1,2 e 3 que são vivos atenuados.
Pela SBIM e SBP, o recomendado são 5 doses de VIP acopladas em hexa ou pentavalente (com 2,4 e 6 meses e reforços com 15 a 18 meses e 4 anos).

Quais são as contraindicações da vacina VIP?


A vacina VIP é contraindicada para indivíduos que tiveram histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) à dose anterior da vacina ou a algum de seus componentes.

Onde encontrar a Vacina VIP?


É possível encontrar as três primeiras doses do esquema infantil da vacina VIP na rede pública, nas Unidades Básicas de Saúde. As doses de reforço são feitas com a Vacina VOP.
Na rede privada, a VIP é disponibilizada em uma combinação com outras vacinas, sendo elas: hexavalente, pentavalente e DTPa-VIP. Entenda mais sobre elas abaixo!

Vacina VIP nas redes privadas

  • Pentavalente Acelular: a  vacina pentavalente acelular previne os indivíduos de difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e contra a poliomielite (VIP). Ela é aplicada via intramuscular e é indicada para crianças a partir dos 2 meses.
  • Hexavalente: a vacina hexavalente previne os indivíduos de difteria, tétano, hepatite B, Haemophilus influenzae tipo b e contra a poliomielite (VIP). Ela é aplicada via intramuscular e é indicada para crianças a partir dos 2 meses.
  • DTPaVIP: a vacina DTPa-VIP previne os indivíduos de difteria, tétano, coqueluche e contra a poliomielite (VIP). Ela é aplicada via intramuscular e é indicada para crianças a partir dos 3 anos.

Qual a diferença da VIP e VOP?


A principal diferença entre as vacinas VIP e VOP (vacina oral poliomielite) é que enquanto a VIP é injetável, a VOP é a vacina de gotinhas. As duas protegem contra os vírus da polio dos tipos 1, 2 e 3, entretanto, a VOP é composta pelo vírus inteiro enfraquecido.
A VOP, por ser de vírus atenuado, deve ser evitada em imunodeprimidos e em crianças com contato com imunodeprimidos, pois o vírus, mesmo enfraquecido, passa pelas fezes e contamina o ambiente (imunidade de rebanho).

Importância da vacinação


Segundo o Ministério da Saúde, desde 1989, não há mais registros dessa doença no Brasil e isso se dá graças à campanha de vacinação em massa.
Isso só mostra e confirma a importância da vacinação e como ela  previne as doenças e maiores complicações. A vacinação contra a poliomielite é um dos principais cuidados que a mãe deve ter para cuidar do bebê, isso vai garantir imunidade à criança.

Acompanhamento médico


A Beep segue as orientações e calendários da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Imunizações. No entanto, é essencial sempre avaliar em conjunto com o seu médico.
E se você quiser se vacinar no conforto de casa, todas as vacinas combinadas com a VIP estão disponíveis aqui na Beep. E o melhor? A nossa equipe vai até você, de domingo a domingo, sem cobrar taxa domiciliar. Baixe o nosso app agora mesmo para agendar uma visita!

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilhe com a gente sua experiência com a vacina VIP! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.