Coceira na cabeça, piolhos que ficam andando pelo couro cabeludo… Ao ler isso, até mesmo quem não está com esses parasitas já começa a se coçar. Pais e mães com crianças no período escolar costumam sofrer muito com esse problema. Agora, você sabia que a pediculose é só um exemplo de doenças parasitárias? Quer conhecer outras? Dá uma olhada neste post! 

Mulher retirando piolhos da cabeça de uma menina (pediculose que é uma das doenças parasitárias existentes)


O que são as doenças parasitárias?


As doenças parasitárias ou parasitoses são causadas por classes de parasitas, como os protozoários, os helmintos e outros. Elas podem atingir tanto animais quanto pessoas. Alguns exemplos de parasitoses em humanos são a malária, o mal de Chagas e a ascaridíase (lombriga).
Para você entender o que são os parasitas e as classes mais comuns, fizemos um infográfico com as principais informações. Veja: 

Tabela que explica o que são os parasitas e alguns agentes e doenças parasitárias relacionadas


Quais são as doenças parasitárias?


Existem muitas doenças parasitárias. Por isso, neste texto, trouxemos um resumo sobre 9 delas. É importante lembrar que todas causam problemas em humanos. Veja quais são:

1. Amebíase


A amebíase é causada pela ameba Entamoeba histolytica. A maioria das pessoas contaminadas não apresenta sintomas. Quando são sintomáticas, podem ter dor no abdômen e ao evacuar, febre, diarreia, entre outros. A principal forma de transmissão é via fecal-oral (das fezes para a boca) e o diagnóstico é feito com o exame parasitológico de fezes.

2.  Ascaridíase (lombriga)


Mais conhecida como lombriga, ela é causada pelo verme Ascaris lumbricoides. Contaminados podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas, como: dores no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia e outros. A transmissão acontece quando os ovos desse parasita chegam de algum jeito até a boca da pessoa. O diagnóstico também é via exame parasitológico de fezes.

3. Doença de Chagas (mal de Chagas) 


O protozoário que causa a doença de Chagas é a Trypanosoma cruzi (T. cruzi). Contaminados podem ter sintomas na fase aguda, como: dor de cabeça, fraqueza intensa, febre, entre outras. Uma das formas de transmissão é via inseto barbeiro e o diagnóstico pode ser feito pelo exame de sangue. 

4. Escabiose (sarna humana)


É uma doença conhecida popularmente como pereba ou sarna humana. Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, um dos seus sintomas é a coceira. Uma das principais formas de transmissão da escabiose é por meio do contato próximo e prolongado, relações sexuais e até por objetos, como roupas, toalhas etc. O diagnóstico é clínico e pode ser feito ao achar os “túneis” e os locais que são característicos do surgimento das lesões da doença. 

5. Esquistossomose (barriga d’água)


Também chamada de “barriga d’água” ou “doença de caramujo” é causada pelo parasita Schistosoma. O mais comum no Brasil é a infecção pelo parasita Schistosoma mansoni. Os sinais e sintomas que podem surgir são: dor de cabeça, febre, suor etc. Caso evolua para complicações, a pessoa pode ter: aumento do fígado e do baço, hemorragia digestiva e hipertensão pulmonar. Se não for tratada, essa doença pode levar à morte, embora isso seja raro. 

6. Giardíase


É uma parasitose causada pela Giardia lamblia. A maioria das pessoas contaminadas com esse protozoário pode ser assintomática. Se apresentarem sintomas, alguns dos mais comuns são: diarreia, mal-estar e cólica no abdômen. A giardíase também é transmitida por via fecal-oral e o diagnóstico é feito pelo exame parasitológico de fezes.

7. Malária


É uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium e registrou 145 mil casos no Brasil em 2021. Ela pode causar febre alta, calafrio, sudorese e outros sintomas. Existe o risco de morte, mas a malária tem cura se for tratada de modo adequado. Uma das formas de transmissão é pela picada do mosquito fêmea Anopheles. O diagnóstico é feito via testes rápidos de diagnósticos (rapid diagnostic tests – RDTs) e parasitológicos por microscopia. 

8. Pediculose (piolhos da cabeça)


A pediculose do couro cabeludo é causada pelo parasita Pediculus humanus capitis, mais conhecido como piolho. Sobre os sintomas, algumas pessoas são assintomáticas enquanto outras sentem coceira, têm feridas no couro cabeludo etc. A transmissão acontece quando encostam as cabeças. Já o diagnóstico é bem simples: basta ver um piolho para saber que está com a doença.

9. Toxoplasmose (doença do gato)


A toxoplasmose também é uma parasitose. O agente causador dessa doença é o protozoário Toxoplasma gondii. Assim como as outras doenças citadas anteriormente, a pessoa contaminada também pode ser assintomática. Quando ela apresenta os sinais e sintomas, é comum que ocorra dor de garganta, convulsões, manchas no corpo etc. Para saber se a pessoa está com toxoplasmose, é preciso fazer exames de sangue. 

Como tratar e prevenir as doenças parasitárias? 


O tratamento depende muito do tipo de doença e ele deve ser recomendado sempre por profissionais de medicina. A prevenção também pode variar conforme o tipo de infecção.

Sair de casa para ir ao laboratório é coisa do passado. Faça exames com mais conforto e praticidade! 


Sabe o exame sangue e o exame parasitológico de fezes que comentamos por aqui? Você pode fazê-los no conforto da sua casa ao escolher a Beep. Ah, e temos vacinas particulares também, viu? Baixe o app e agende uma visita! É muito importante se consultar sempre com um médico de sua confiança, principalmente caso haja suspeita de alguma doença, além de investigar como anda sua saúde.