Sempre que pensamos em uma doença, a nossa maior preocupação é com os sintomas e — claro — se ela é grave. A verdade é que, mesmo se for silenciosa, ela pode causar mal ao corpo sem a pessoa saber. Esse é o caso da maioria dos contaminados com o protozoário Giardia lamblia, causador da giardíase
Luva segurando uma ampola de sangue. Há um rótulo onde está escrito a palavra giardíase
 

O que é giardíase? 


A giardíase ou giardiose é causada pelo protozoário Giardia lamblia. Ela é uma infecção que ocorre no intestino delgado e não causa sinais na maioria das pessoas contaminadas. A cólica abdominal, a diarreia e o mal-estar são alguns dos sintomas mais comuns. Uma das complicações que a giardíase pode causar é a intolerância à lactose.
A giardíase é uma inflamação que ocorre no intestino delgado, mostrado na imagem abaixo:
Imagem mostra um intestino de seres humanos. Uma seta mostra qual é o intestino delgado e qual é o intestino grosso. Lembrando que a giardíase afeta o intestino delgado.

Como a giardia é transmitida? 


A forma de transmissão da giardíase é fecal-oral. Ela acontece quando os cistos desse parasita (eliminado nas fezes) chegam à boca de uma pessoa. Na imagem abaixo, você consegue ver quais são as principais formas de transmissão da doença:   

ilustração com as diversas formas de transmissão da giardíase.


Quem corre mais risco de adquirir a giardíase? 


Os grupos que correm mais risco de adquirir a giardíase são: 
  • Crianças: é nessa fase que elas têm mais possibilidade de entrar em contato com as fezes contaminadas de Giardia lamblia, principalmente se elas ainda utilizam fraldas ou frequentam creches. Quem convive diretamente com elas, também corre mais risco de adquirir essa doença;
  • Quem vive ou frequenta locais onde o saneamento é inadequado, ou não há água potável para beber;
  • Quem pratica sexo anal sem o uso de preservativos.

Qual é o tempo de incubação da giardia? 


O tempo de incubação, ou seja, o período entre a contaminação e a apresentação dos primeiros sinais e sintomas da giardíase (quando a pessoa não é assintomática) varia entre uma e duas semanas. 

Quais são as fases da giardíase?


A giardíase tem duas fases: a aguda e a crônica. A primeira ocorre quando os sinais e sintomas aparecem com mais evidência, ou seja, quando a pessoa não é assintomática. Se ela não se cura de forma espontânea na primeira fase, o indivíduo passa para a fase crônica.  

Quais são os sintomas da giardíase em cada fase?


Quando a pessoa é sintomática, ela pode apresentar os seguintes sintomas: 

Sintomas mais comuns da giardíase na fase aguda 


  • Cólicas no abdômen;
  • Diarreia;
  • Gases intestinais;
  • Mal-estar;
  • Náuseas;
  • Perda de peso;
  • Vômito.

Sintomas mais comuns da giardíase na fase crônica


  • Cansaço;
  • Depressão;
  • Diarreia;
  • Fezes com aspecto pastoso;
  • Grande perda de peso.

Como dissemos antes, a pessoa só passa para a fase crônica da doença caso ela não melhore após o período agudo da infecção causada pela Giardia lamblia. 

O que fazer se esses sintomas aparecerem? 


A orientação é sempre procurar um atendimento médico. Esse profissional vai fazer uma avaliação inicial e solicitar exames para uma análise mais adequada. 

Por quanto tempo esses sintomas persistem? 


Na fase aguda da giardíase, os sintomas podem durar entre 2 e 4 semanas. Quando a pessoa está na fase crônica, esse tempo pode ser bem maior.

Qual é a complicação que a giardíase pode causar?


Algumas complicações que a giardíase pode causar são: intolerância à lactose, desidratação e diarreia crônica, que pode levar à desnutrição.

Como detectar a giardíase? 


A giardíase pode ser detectada a partir do exame parasitológico de fezes.
Aqui na Beep, você encontra esse tipo de exame de fezes. A melhor parte é que não é preciso sair de casa para entregar o potinho. Nós coletamos esse material diretamente na sua residência. O nosso atendimento é de domingo a domingo (incluindo feriados). 



Como é o tratamento da giardíase? 


Médicos podem prescrever um tratamento à base de remédios tanto para acabar com os sintomas quanto para impedir que a pessoa continue eliminando os cistos da Giardia lamblia ao evacuar. 
No caso das grávidas com giardíase, a recomendação é um pouco diferente. Se elas estão com essa infecção e os sintomas são leves, o ideal é fazer esse tratamento depois: no 2º trimestre de gravidez. 
O motivo desse adiamento é que a medicação contra esse agente infeccioso pode trazer risco de efeitos colaterais no feto. Já a própria Giardia lamblia não faz mal ao bebê. 

Como prevenir a giardíase?


Existem algumas maneiras de prevenir a giardíase: 
  • Higienize bem as frutas, legumes e verduras com água tratada;
  • Ferva a água (de rios, poços rasos, lagos, entre outros) por, em média, 10 minutos antes de ingerir;
  • Lave bem as mãos após trocar fraldas, usar o banheiro etc.; 
  • Não beba água que não esteja tratada (de lagos, rios, piscinas etc.); 
  • Use preservativo durante as relações sexuais, principalmente durante o sexo anal.

Quer fazer exames em casa? Chama a Beep! 


Sabe aquela situação chata de ficar andando por aí com o potinho do exame de fezes para entregar no laboratório? Não é preciso passar por isso!  Nossa equipe vai até a sua casa buscar esse material. 
O nosso atendimento é de domingo a domingo (incluindo feriados)!