Febre, mal-estar e, de repente, começam a surgir pintinhas vermelhas que se transformam em pequenas bolhas, geralmente, na cabeça. Elas evoluem para todo o corpo causando muita coceira. Essa doença, que normalmente atinge crianças com até 10 anos, causa muito desconforto. Entretanto, é benigna na maioria dos casos. Quer saber o que é varicela? Leia o nosso post completo! 

Criança pequena com pequenas bolhas (vesículas), que representam o que é varicela.


O que é varicela? 


A varicela (catapora) é uma doença infecciosa muito contagiosa que atinge com maior frequência as crianças, entre o fim do inverno e o começo da primavera. 
Causada pelo vírus varicela zoster, geralmente é uma doença benigna cujos principais sintomas são a presença de manchas vermelhas, bolhas no corpo e coceira. 
Quem nunca teve a doença ou ainda não recebeu a vacina contra esse vírus deve ficar atento(a) para não pegá-la. 


O que causa a varicela?


O agente causador da varicela é o vírus varicela zoster (VVZ), um RNA pertencente à família Herpetoviridae.

Qual é a diferença entre varicela e catapora?


Nenhuma. A varicela e a catapora se referem a mesma doença. 

Qual é o tempo de incubação do vírus? 


O período entre o contágio até o surgimento dos primeiros sintomas é de 4 a 16 dias. 

Quais são os sintomas da doença? 


Os primeiros sinais aparecem, normalmente, entre 1 e 2 dias antes das manchas vermelhas surgirem pelo corpo. São eles: 
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça e de barriga;
  • Falta de apetite;
  • Febre;
  • Mal-estar. 

Criança pequena com bolhas (vesículas) características da doença, que representam o que é varicela.
Logo depois, começam a surgir pintas vermelhas que se transformam em pequenas bolhas (vesículas), geralmente, localizadas na cabeça. Em seguida, elas evoluem para o corpo todo, causando coceira. Na fase de cicatrização, essas bolhas vão se transformando em crostas. 
Importante: é preciso tomar muito cuidado para não ficar coçando as bolhas, porque essa situação pode acabar causando infecção bacteriana nas lesões.

Quem tem mais chances da varicela agravar? 


Essa doença pode vir a agravar em bebês, adultos, gestantes e pessoas com a imunidade baixa (como, por exemplo: pessoas com aids ou fazendo quimioterapia). 

Quais são as complicações da doença?


Em casos raros, essa doença pode trazer algumas complicações, como: inflamação aguda no sistema nervoso central (encefalite), pneumonia, otite e até meningite. Se aparecerem dores, inchaço nas feridas da pele, falta de ar e febre persistente, é preciso procurar um atendimento médico urgente.

Qual é o tempo de duração?


A doença dura, em média, entre 5 e 10 dias, mas pode chegar até 2 semanas. 

Como se transmite a varicela?


A transmissão da varicela pode ocorrer de diversas maneiras: 
  • Contato direto com o líquido que sai das bolhas ou secreções respiratórias expelidas durante a fala, espirro ou tosse. 
  • Contágio por objetos contaminados pelo vírus varicela zoster.

De forma indireta, a transmissão pode acontecer por meio de objetos contaminados com secreções que saem das bolhas (chamadas de vesículas). O contágio por meio do contato com lesões na pele pode até ocorrer, mas é algo bem raro. 

Qual a precaução para varicela?


Uma das principais formas de se prevenir contra a varicela é por meio da vacinação com Vacina Varicela e Tetravalente Viral (que além da varicela, protege contra o Sarampo, Rubéola e Caxumba).  
Outra recomendação é ter o hábito de lavar as mãos após tocar nas lesões (bolhas ou feridas causadas pela varicela) e desinfectar os objetos (vestimentas e roupas de cama, por exemplo) que possam estar contaminados com secreções de pacientes com varicela.
Importante: crianças com essa doença só devem voltar para a escola depois de todas as lesões terem evoluído para crosta – uma espécie de “casquinha” que surge durante a fase de cicatrização da doença. 

Como tratar a varicela?


Não existe um tratamento específico para curar a varicela. O que pode ser feito é utilizar remédios para aliviar os principais sintomas, loção de calamina e géis que aliviam a coceira.
A pessoa também pode utilizar sabonetes à base de triclosano e tomar banho com permanganato de potássio. Raramente, o médico pode prescrever uma medicação antiviral. 

Existe cura?


A varicela costuma ter uma grande taxa de cura, porque os casos mais comuns são aqueles que não apresentam maiores complicações.

Posso pegar essa doença 2 vezes?


É possível sim pegar varicela duas vezes, mas isso é algo muito raro. Pois quem teve a catapora, fica imune à doença. O que pode acontecer é, depois que a pessoa tiver a catapora, o vírus varicela zoster ficar “oculto” no sistema nervoso durante anos. E em algum momento, quando há comprometimento do sistema imunológico, ele pode reativar e causar o cobreiro (herpes zoster). 

Onde aplicar as vacinas? 


Tanto a vacina contra varicela quanto a tetra viral estão disponíveis na rede pública e privada de saúde. Pela Beep, você pode aplicá-las no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem pagar taxa domiciliar. Baixe o app agora mesmo e agende uma visita.   

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Agora se você já teve a doença, compartilhe a sua experiência! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.

Fontes:


Ministério da Saúde | Beep Saúde | Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)