Sabemos como a gravidez é um momento único, importante e especial para muitas mulheres, pois a maternidade pode ser a  realização de um sonho. No início da gestação, e  até mesmo antes da sua descoberta, já começam a aparecer alguns sintomas de gravidez. Ao longo da gestação, outros vão se apresentando.
uma mulher gestante deitada de lado em um sofá, com uma mão apoiando na barriga e a outra mão apoiada na cabeça sentindo algum sintoma de gravidez
Apesar de muitos desses sintomas serem comuns, nem todas as mulheres apresentam os mesmos. Além disso, eles podem surgir em momentos diferentes da gestação. Neste artigo, você entenderá mais sobre quais são os sintomas de gravidez. Confira!

Quais são os sinais e sintomas de gravidez?


Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o diagnóstico da gravidez, atualmente, é realizado de forma rápida e simples, na maioria das vezes, desconsiderando o exame físico e a história clínica.
No entanto, devido à importância do diagnóstico ser comprovado por um médico, deve ser ressaltado, que para o diagnóstico da gravidez, deve ser avaliado o quadro clínico, com exame físico, além da análise laboratorial e da ultrassonografia. O diagnóstico clínico pode ser dividido da seguinte maneira:

Sintomas e sinais de presunção


Esses são sintomas e sinais pouco precisos para diagnosticar a gravidez, porém podem ser apresentados pela paciente, considerados para investigação. São eles:
  • Náuseas;
  • Vômito;
  • Alterações do apetite;
  • Tontura;
  • Fadiga;
  • Sonolência;
  • Mudanças de humor;
  • Aumento de peso;
  • Aumento dos seios;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Melasma facial;
  • Linha nigra (marca de cor escura que aparece na vertical no meio da barriga)
  • Aumento do volume abdominal, entre outros.

+ Veja também: teste do pezinho – o que é e quando fazer


uma ilustração mostrando cada sintoma de gravidez

Sintomas e sinais de probabilidade


Apesar de ainda não ser possível diagnosticar com certeza a  gestação, neste caso os sinais e sintomas costumam ser mais evidentes. São eles:
  • Atraso menstrual (esse é o sintoma mais comum e importante);
  • Aumento do volume uterino;
  • Diminuição da consistência do colo, entre outros.
Os sinais de probabilidade costumam ser mais evidentes a partir da oitava semana de gestação.

Sinais de certeza


  1. Diagnóstico laboratorial: exame de sangue (mais fidedigno) ou de urina, realizado para identificar o hormônio hCG (um indicativo de gravidez);
  2. Ultrassonografia ou ultrassom: exame de imagem que ajuda a diagnosticar a gestação, além de identificar se é única ou gemelar, idade gestacional embrionária e/ou fetal, entre outras informações; 
  3. Ausculta fetal: identificar a presença de batimentos cardíacos fetais;
  4. Palpação abdominal: identificar a localização das partes fetais por meio do abdome materno.

+ Veja também: como fazer exame de sangue e quais são os tipos.


Quando surgem os sintomas?


Os primeiros sintomas de gravidez, além da intensidade e frequência, depende de cada mulher. Geralmente, o atraso menstrual, o principal indicativo de gestação, costuma ser o primeiro sintoma a se manifestar. Outros sinais e sintomas, tendem a aparecer entre a 4ª e 6ª semana de gestação.

Quais exames fazer para diagnosticar a gravidez?


Os exames mais eficazes para o diagnóstico da gravidez são:

Beta hCG sanguíneo

Um exame no qual é coletado uma amostra de sangue para investigar o hormônio hCG. Deve ser realizado idealmente após 3 a 5 dias do atraso menstrual. Geralmente, quando o  valor de referência for superior a 25 mUI/ml, significa positivo para gravidez.

Exame de farmácia

Este exame também serve para identificar o hormônio  hCG, porém, neste caso, é feito análise da urina. Se o teste mostrar 2 riscos ou um sinal de +, significa positivo para gravidez. Geralmente ele é mais tardio, necessário mais tempo após o atraso menstrual para positivar.

Ultrassonografia

Neste caso, são 2 tipos de exames: ultrassonografia transvaginal, no início da gestação e posteriormente, a ultrassonografia abdominal. É analisado se há presença da  estrutura que abriga o embrião, o primeiro sinal de gestação detectado nesse exame, além de muitas outras informações.

Clique aqui para saber todas as informações necessárias sobre esses exames


Aqui na Beep você pode fazer exames laboratoriais no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem pagar taxa domiciliar. Baixe o nosso app e agende uma visita!

Acompanhamento médico


Após identificar os sintomas e diagnosticar a gestação, é de suma importância a visita ao  obstetra. O acompanhamento com um médico de confiança é essencial para contribuir com  uma gravidez saudável e tranquila tanto para a mãe quanto para o bebê.

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilha com a gente se você já teve sintomas de gravidez! Assim, você vai ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.
Fontes:
Ministério da Saúde | Associação de Ginecologia e Obstetrícia | MD.Saúde | Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia