Coriza é uma secreção que ocorre nas vias nasais devido a algum processo inflamatório na região.  É um quadro comum em algumas doenças do trato respiratório.

O que é coriza?

Resfriado, gripe, rinite alérgica e Covid-19. Apesar de serem semelhantes em alguns aspectos, elas são diferentes e cada uma possui suas particularidades.

Quais doenças causam a coriza?

Uma infecção respiratória mais leve causada por um vírus, sendo o rinovírus o mais comum.  A transmissão ocorre pelo contato com mãos infectadas, espirros ou tosse e tem alto índice de contágio. Além da coriza, outras manifestações como espirros, tosse e dor de garganta, podem ocorrer.

Resfriado

Causada pelo vírus Influenza, a gripe não deve ser confundida com o resfriado comum, pois as características clínicas são mais intensas. O aparecimento dos sinais e sintomas da gripe é mais rápido e tem maiores índices de complicações, como pneumonia. No entanto, o meio de transmissão é semelhante ao do resfriado.

Gripe

Uma inflamação da mucosa nasal, a rinite alérgica é provocada quando o organismo é exposto a algum alérgeno (substância causadora da alergia), como pólen, poeira ou até mudanças climáticas.

Rinite Alérgica

A Covid-19 é uma infecção respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. A transmissão ocorre pelo contato com a pessoa infectada, por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, objetos e superfícies contaminadas.

Covid-19

O tratamento para a coriza dependerá da causa, como uso de antialérgicos no caso da rinite. Se houver febre, podem ser usados antitérmicos; em casos de dor, analgésicos. Suco de laranja e caju – fontes de vitamina C – podem colaborar com a recuperação.

Como tratar  a coriza?

Quer saber mais informações sobre a coriza?