O dia 9 de dezembro serve para enfatizarmos, principalmente, a importância da inclusão da criança com deficiência em todas as camadas da sociedade.


Pai brincando com a filha, uma criança com deficiência (síndrome de Down)


Criança com deficiência é aquela que tem algum impedimento de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Essas deficiências podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.


Neste grupo, estão incluídas, por exemplo, as crianças com autismo, comprometimento intelectual, perda auditiva e visual, síndromes genéticas como a síndrome de Down e paralisia cerebral.



Saúde da criança com deficiência


Antes de mais nada, é preciso enxergar a criança à frente da deficiência. Assim como todas as outras, é fundamental amar, respeitar, educar e brincar com elas.


Além disso, os cuidados com a saúde destas crianças são essenciais para a melhor qualidade de vida e autonomia das crianças com deficiência. São eles:


  • Acompanhamento regular com pediatra;
  • Terapias de estimulação e reabilitação com profissionais como fisioterapeutas;
  • Fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais;
  • Uso de órteses e outros dispositivos tecnológicos são fundamentais para a melhor qualidade de vida e autonomia das crianças com deficiência.


Inclusão Social


Ela deve se iniciar dentro da própria família, na igreja, nas festas, no clube, e se expandir para a escola que deve ser capaz de receber e integrar a criança com deficiência da melhor forma possível.


Por conta de necessidades especiais de aprendizagem, deve haver adaptação do currículo escolar, professores de apoio e materiais didáticos adequados a cada tipo de deficiência.


Ter uma criança com deficiência na sala de aula ajuda não só a esta criança, mas também as outras que aprendem a ser menos competitivas e mais colaborativas, lidar melhor com seus limites, respeitar as diversidades e esperar o tempo dos outros.


A construção de uma sociedade mais justa, humana e inclusiva é responsabilidade de cada um de nós. Depende do que pensamos, falamos e como agimos frente à diversidade.


Se interessou pelo tema? Leia mais no nosso blog:


Confira duas histórias de quem convive com o Autismo


Inclusão Social – um tema “Paratodos”


Síndrome de Down e o Coronavírus: qual a imunização?


Para cuidar da saúde física, chama a Beep! 


A Beep te ajuda a cuidar da sua saúde física. Aqui, você pode fazer exames de sangue, urina, fezes, além de tomar vacinas particulares no conforto da sua casa. Baixe o nosso aplicativo e agende uma visita agora mesmo. ?