Imagino que você, alguém da sua família ou do seu círculo de amizades já teve Covid-19, ou que, ao menos, já ouviu falar sobre algum caso da doença não é? Você sabia que, em algumas pessoas, os sintomas podem persistir por mais tempo? Por esse motivo, é necessário fazer exames pós-Covid para checar o estado de saúde geral. 

Médico usando máscara conversa com a sua paciente sobre a necessidade de fazer os exames pos-covid


 

O que é síndrome pós-Covid?


A síndrome pós-Covid ocorre quando a pessoa tem sinais e sintomas novos, persistentes ou recorrentes depois da infecção aguda causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Para ser classificado dessa forma, o conjunto de manifestações clínicas não deve estar relacionado a outras causas. 

Quem pode ter sintomas persistentes após a fase aguda da Covid-19? 


Os sinais e sintomas persistentes após a fase aguda da Covid-19 são muito mais comuns em pessoas que precisaram de internação, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), durante a Covid-19. 
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que mais de 80% dos pacientes graves relataram ter pelo menos um sintoma persistente depois de 60 dias do começo da doença. Em comparação, apenas 10% dos indivíduos com sintomas leves e moderados informaram essa mesma situação. 

O que fazer caso a pessoa tenha sintomas pós-Covid?


A principal recomendação é procurar profissionais de medicina para fazer uma consulta. Durante o atendimento, vão verificar o estado geral da pessoa, pedir exames e indicar o tratamento adequado para cada caso. 

Exames pós-Covid: saiba quais são recomendados pelo Ministério da Saúde 


Como existem vários sintomas que podem persistir após a fase aguda do coronavírus, selecionamos seis deles para tratar neste post. Aqui, você também vai ver quais são os exames pós-Covid recomendados pelo Ministério da Saúde para cada situação. 

1) Arritmia 


Caso o médico suspeite que o paciente está com arritmia, pode ser necessário fazer um eletrocardiograma (ECG). Agora, se for suspeita de dano miocárdico agudo (infarto), o ECG deve ser feito em um atendimento de emergência e, além dele, deve ser realizado o de troponina (exame de sangue para diagnosticar infarto). 

2) Diarreia crônica


Se a pessoa está com um quadro de diarreia que dura mais de 4 semanas, o médico pode fazer um exame físico para avaliação inicial e prescrever outros complementares para identificar e/ou afastar outras possíveis causas de diarreia, como: 
  • Anti-HIV;
  • Coprocultura;
  • Glicemia;
  • Hemograma;
  • Leucócitos fecais; 
  • Parasitológico de fezes (EPF);
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes;
  • TSH.

3) Dispneia (desconforto respiratório) e tosse 


Médico coloca uma ausculta no coração da sua paciente

Exame pós-Covid: ausculta cardíaca e pulmonar


Quando a pessoa apresenta o desconforto respiratório e a tosse após a fase aguda da Covid-19, os exames que o paciente deve fazer no atendimento inicial são: ausculta cardíaca e pulmonar e exames físicos para medir a frequência cardíaca, saturação de oxigênio e a pressão arterial. 
Dependendo do quadro clínico do indivíduo, a critério médico, outros exames podem ser solicitados:
Tabela do Ministério da Saúde mostrando outros sintomas e quais exames pós-covid são necessários Continuação da tabela anterior. Nessa imagem também mostra outros sintomas e quais tipos de exames são necessários fazer.

Crédito das imagens: Ministério da Saúde 


4) Dor de cabeça (cefaleia) e outros sintomas neurológicos


Se a pessoa estiver com uma dor de cabeça muito forte e ainda apresentar outros sintomas, como: convulsões, delírio, agitação, entre outros, os médicos devem fazer uma anamnese e exame físico neurológico detalhados. Dependendo do resultado, a orientação é encaminhar essa pessoa para um atendimento médico de emergência para ver se ela está com alguma complicação aguda grave. 

5) Dor no tórax


Médicos podem fazer uma avaliação clínica para verificar quando ela começou, além de diagnosticar o que faz a dor torácica melhorar ou piorar e ver se ela se espalhou para outros locais (irradia). Como rotina, também está indicado fazer uma ausculta cardíaca e respiratória, palpação da musculatura torácica e verificação dos sinais vitais. 

6) Fadiga (cansaço)


Se o paciente continua sentindo cansaço depois da fase aguda da Covid-19, médicos devem fazer uma avaliação clínica rotineira. Além disso, é comum indicar alguns exames laboratoriais para verificar ou descartar outras possíveis causas. Alguns são: eletrólitos, função hepática e renal, glicemia, hemograma e TSH.

Um jeito prático de colocar a saúde em dia é fazer exames em casa! 


Não ter que ir ao laboratório para fazer exames é uma facilidade que você e a sua família podem ter. ? Quando o assunto é exames laboratoriais de sangue, fezes e urina, você pode chamar a Beep! O nosso atendimento é de domingo a domingo, incluindo feriados. 
Baixe o app. Leva até 3 minutos para agendar uma visita!