Considerada uma doença rara, a febre tifoide é grave e pode levar ao óbito. Causada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi, ela está associada principalmente à precarização do saneamento básico e à higiene pessoal e ambiental Alguns sintomas, como febre e manchas rosadas ao redor do corpo, costumam se manifestar nesses casos.
ilustração mostra menino deitado na cama com a mão na testa aparentando estar com febril com sintomas de febre tifoide
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), no Brasil, existem alguns casos isolados de febre tifoide nas regiões Norte e Nordeste. Em 2015, de acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados apenas 53 casos.  Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é febre tifoide: quais são os sintomas mais comuns, qual é o melhor tratamento, como acontece a transmissão e muito mais. Confira!

Quais são os sinais e sintomas da febre tifoide?


Os principais sinais e sintomas da febre tifoide são:
  • Febre alta;
  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Mal-estar;
  • Perda de apetite;
  • Ritmo cardíaco lento;
  • Aumento do fígado e do baço;
  • Manchas rosadas no tronco;
  • Prisão de ventre;
  • Diarreia;
  • Tosse seca.

Maiores complicações da febre tifoide


A principal complicação causada pela febre tifoide é a hemorragia intestinal. Ela pode ocasionar uma perfuração no intestino, exigindo  maiores cuidados médicos. Entretanto, outros órgãos também podem ser atingidos, o que pode causar complicações, como:
  • Dificuldade para urinar;
  • Pneumonia;
  • Colecistite (inflamação na vesícula biliar, um órgão abaixo do fígado).

Como acontece a transmissão?


Existem duas principais formas de transmissão da febre tifoide. A primeira ocorre de maneira direta, pelo contato com as mãos do infectado. A segunda acontece quando é ingerido água ou algum alimento contaminado com fezes ou urina.

Como é feito o diagnóstico da febre tifoide?


Com base nas queixas do paciente, no histórico dos alimentos consumidos e nos hábitos de higienização, o médico fará uma avaliação clínica para investigar o quadro.
É possível que alguns exames sejam solicitados para diagnosticar a febre tifoide corretamente, pois os sinais e sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, como: pneumonia, meningite, tuberculose, malária, entre outros.
Por isso, é comum que o profissional de saúde solicite exames de sangue, exame de urina e exame de fezes para detectar a doença.

Todos esses exames podem ser feitos aqui na Beep Saúde.



Como é feito o tratamento da febre tifoide?


O tratamento da febre tifoide demora cerca de 2 semanas, podendo ser maior ou menor de acordo com a gravidade. O paciente pode fazer uso de antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, além de repouso e hidratação. É necessário manter sempre as mãos higienizadas, além de preparar bem os alimentos antes de servi-los. Assim, será evitada a  contaminação da comida.

Como prevenir a febre tifoide?


A melhor e principal maneira de prevenção da febre tifoide é com saneamento básico, manipulação e preparo da refeição adequadamente, além da higiene pessoal. É recomendado que os alimentos sejam frescos e lavados com água tratada. As mãos devem estar sempre bem higienizadas e as superfícies limpas.
Existe, ainda, a vacina contra a febre tifoide. É indicada uma dose para crianças a partir de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham viagem marcada para regiões de alta incidência de casos e para profissionais que lidam com água contaminada.

Recomendações


  • Lave bem as mãos antes e após utilizar o banheiro, antes de preparar o alimento e antes de fazer a refeição;
  • Não consuma alimentos crus em excesso;
  • Caso vá viajar para algum destino considerado lugar de risco para se contaminar com a bactéria Salmonella, verifique antecipadamente  quais são as medidas de proteção que devem ser tomadas.

Acompanhamento médico


Agora que você já sabe o que é a febre tifoide, lembre-se de que é essencial o acompanhamento com um médico de confiança para dar início ao tratamento e verificar a evolução e a melhora do quadro, caso seja confirmado o diagnóstico.

Importante:


Aqui na Beep, você pode tirar suas dúvidas, além de fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no nosso aplicativo (Beep Saúde). É só clicar aqui para baixar! Faça tudo no conforto da sua casa, de domingo a domingo, sem pagar taxa domiciliar.
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂