A chegada do(a) filho(a) é sempre cheia de expectativas e dúvidas. Você, que está passando por esse momento, pode até se perguntar: “como cuidar de um bebê?”, “quando é a hora certa de levar a criança a uma consulta com pediatra?”, “como vai ser a rotina a partir de agora?”, além das outras mil questões que vêm à cabeça. 

Dúvida, alegria e ansiedade vão aparecer e isso é normal. Afinal, trata-se de uma mudança. Até mesmo quem já tem filhos vê esse momento como algo transformador em todos os sentidos. 


A boa notícia é que existe um(a) profissional que pode ajudar na tarefa de cuidar da saúde da criança: o(a) pediatra. Então, para você saber como deve ser esse contato, respondemos 12 perguntas que as pessoas mais fazem no Google sobre o assunto. Confira: 

1. O que é pediatria?


A pediatria é a especialidade médica responsável por fazer a assistência da criança desde o nascimento até a adolescência.

2. O que é puericultura?


A puericultura é um acompanhamento médico feito por um pediatra com foco na prevenção, contribuindo para minimizar os riscos que possam interferir no desenvolvimento mental e físico das crianças e dos adolescentes. Podemos dizer que ela é uma subespecialidade dentro da pediatria. 

3. Quando deve ser a primeira consulta ao pediatra?


A primeira consulta ao pediatra deve ser feita pela mulher ainda durante a gravidez. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que ela aconteça no 3º trimestre de pré-natal da gestante. 

4. O que acontece na consulta com o pediatra ainda durante a gestação? 


Esse primeiro contato entre a mãe e o pediatra pode ser para tratar de diversos assuntos, como: amamentação, prevenção de doenças infecciosas em crianças, quais exames de triagem neonatal devem ser realizados, como ocorre a assistência pediátrica na sala de parto e outros assuntos que deixam a gestante angustiada.

5. O que perguntar ao pediatra na primeira consulta? 


Na primeira consulta, a mãe está ainda cheia de dúvidas sobre amamentação, como cuidar do coto umbilical, dar banho no bebê, fazer prevenção de assaduras, lidar com as cólicas, entre vários outros questionamentos que serão sentidos após o nascimento do bebê.

6. Com quantos dias devo levar o recém-nascido ao pediatra?


O recém-nascido deve ter a sua primeira consulta com o pediatra entre 7 e 10 dias de vida.

7. Qual é a frequência de consultas com pediatra puericultor ideal? 


A frequência da visita da criança a esse especialista varia. Na tabela abaixo, você verá qual é a quantidade de consultas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): 

Idade

Número de consultas com pediatra puericultor

Entre 0 e 6 meses

Mensal

De 6 a 12 meses 

Bimestral 

(1 a cada 2 meses)

Entre 12 e 18 meses

Trimestral 

(1 a cada 3 meses)

De 1 ano e meio e 5 anos

Semestral

(1 a cada 6 meses)

Entre 5 e 18 anos 

Anual


8. Quais são as vacinas e exames recomendados pelos pediatras após o nascimento do bebê? 


Assim que o bebê nasce, é preciso aplicar a vacina BCG e a vacina contra a hepatite B. No período entre 2 e 5 dias de vida da criança, deve ser feito o Teste do Pezinho (triagem neonatal). Esse exame serve para rastrear doenças endócrinas, metabólicas e/ou genéticas.

9. Como achar um bom pediatra? 


A escolha do pediatra é individual, sendo importante que ele esteja acessível à mãe nos momentos de dúvidas e nas intercorrências que podem surgir no crescimento do bebê. Além disso, é bom saber se ele possui certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. 

10. O que esperar de um pediatra?


Os pais devem esperar que o pediatra escolhido faça toda a avaliação clínica minuciosamente, com um bom exame físico, respondendo a todos os questionamentos da família, além de ter muito carinho pela criança.

11. Onde encontrar um(a) pediatra?


Você pode encontrar pediatras na rede pública ou privada de saúde. 

12. Quando é comemorado o dia do médico pediatra? 


O Dia do Pediatra é comemorado, no Brasil, no dia 27 de julho. Ele acontece nessa data porque coincide com o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que ocorreu em 1910.

Não saia de casa para cuidar da saúde de toda a sua família. Chame a Beep!


A Beep Saúde faz exames em casa (como o Teste do Pezinho) e aplica vacinas particulares (como a Vacina BCG). O atendimento é feito de domingo a domingo (incluindo feriados) e sem cobrar taxa domiciliar. Baixe o app e agende uma visita. Leva só 3 minutinhos!