O período de férias é um momento para relaxar, se desligar do mundo e, quando possível, conhecer novos lugares. Para alguns, é um momento de diversão. Para outros, é hora de descansar. Agora, para você conseguir aproveitar de verdade (e sem preocupações) é preciso saber quais são as vacinas para viajar. 
Família preparada para o embarque após tomar todas as vacinas para viajar
Para te ajudar nessa tarefa, vamos listar todos os imunizantes que você deve aplicar antes de embarcar para qualquer destino, seja dentro ou fora do país. Leia até o fim! 

Como se preparar antes da viagem? 


O primeiro passo é conversar com seu médico para saber qual é o risco de doenças no local de destino da viagem. Todas as orientações sobre o que fazer para evitá-las podem ser passadas durante a consulta. 

Por que se vacinar antes de viajar? 


A vacinação é importante para proteger as pessoas de doenças endêmicas (que têm maior  incidência em um determinado espaço) tanto no local onde moram quanto no destino da viagem. 
Estar com a caderneta em dia evita a propagação de enfermidades entre cidades, estados, municípios e países.

Quais vacinas para viajar são recomendadas?


O Ministério da Saúde recomenda que quem vai viajar, principalmente para outros países, esteja com todas as vacinas do Calendário de Vacinação em dia. 

Existe alguma vacina que não pode faltar? 


Segundo a nossa equipe médica, existem 8 imunizantes que não podem faltar na caderneta dos viajantes. Veja quais são: 

1. dTpa 


Recomendada para quem não completou o esquema do calendário de rotina ou não tomou o reforço no intervalo adequado. 
Os viajantes que aplicam a vacina tríplice bacteriana protegem-se contra três doenças: difteria, tétano e coqueluche.

2. Febre amarela


Como o próprio nome diz, a vacina contra febre amarela é fundamental para evitar casos graves de febre amarela. Será recomendada para aqueles que não tiverem recebido o imunizante e não apresentarem contraindicação. 

3. Gripe


A vacina contra gripe previne as pessoas de complicações ocasionadas pelo vírus Influenza e deve ser realizada anualmente. Além da versão padrão trivalente e quadrivalente, existe um imunizante com maior proteção contra a gripe para idosos: a Efluelda

4. Meningocócica ACWY 


A vacina meningocócica ACWY protege contra a meningite e outras doenças meningocócicas invasivas causadas por 4 sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W-135 e Y. Aos que não tiverem recebido o esquema primário completo ou o reforço no intervalo adequado, e viajarão para regiões endêmicas, a vacina está indicada antes da viagem.

5. Meningocócica B


A vacina meningocócica B previne a meningite e outras infecções que podem ser causadas pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) somente do tipo B. Da mesma forma que a ACWY, esta vacina deve ser realizada antes da viagem para regiões endêmicas. 

6. Poliomielite


Duas vacinas podem proteger as pessoas da poliomielite, como a VIP (injetável) e a VOP (oral). Ambas estão disponíveis na rede pública. No caso da injetável, ela pode ser disponibilizada em uma combinação com outros imunizantes, sendo eles: hexavalente, pentavalente e dTpa-VIP. Todas as últimas três podem ser adquiridas na rede privada de saúde. É importante saber se suas doses estão em dia e se o destino da viagem tem risco para essa doença. 

7. Hepatite A


Essa vacina deve ser aplicada como rotina no segundo ano de vida e protege contra a infecção causada pelo vírus da hepatite A. Se ela não foi aplicada e a região da viagem for de risco para hepatite A, ela é recomendada. 

8. Tríplice viral


O sarampo é uma doença infecciosa viral aguda, transmissível e extremamente contagiosa. É prevenível através da vacina tríplice viral que protege também contra a caxumba e a rubéola. Para o indivíduo estar adequadamente imunizado, são necessárias duas doses após 12 meses de vida. 
Se a pessoa ainda não aplicou essa vacina, a depender do local de destino, é importante realizá-la antes da viagem.  

Até quando você deve tomar as doses? 


O ideal é que a pessoa realize todas as doses necessárias até, pelo menos, 10 dias antes da data do embarque. 

Quais vacinas são obrigatórias para quem vai viajar para fora do Brasil?


As vacinas obrigatórias dependem do local para onde você vai viajar. Em alguns países, só é possível entrar se o passageiro tiver o comprovante de aplicação do imunizante contra febre amarela: o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Em casos excepcionais, pode ser necessário mostrar o CIVP para a meningite e a poliomielite. 
No site do governo, você encontra uma lista simplificada dos países que exigem a CIVP para a febre amarela.

Quem pode receber Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)?


O CIVP pode ser obtido por quem precisa viajar para locais fora do país que exigem a apresentação desse documento. Ele está disponível para brasileiros e estrangeiros a partir de 9 meses de idade. 

Como fazer o CIVP?


O ideal é você acessar o site do governo. Lá, está o passo a passo completo para retirar o CIVP.

Quais vacinas são obrigatórias para viagens dentro do Brasil?


Para brasileiros que viajarão para áreas com recomendação para vacinação contra febre amarela, esse imunizante precisa ser aplicado. Um bom exemplo é a região norte do Brasil. 

Para colocar as suas vacinas para viajar em dia, chame a Beep! 


Por aqui, você encontra a maioria das vacinas particulares citadas neste texto. Ah, e temos exames laboratoriais (sangue, urina e fezes) também. A melhor parte é que você não precisa sair de casa para colocar a sua saúde em dia. Nós vamos até você!